Receba o nosso material gratuitamente!

Preencha o formulário e confira seu e-mail

Esta aula é baseada na obra Manual de Gestão do Comércio Internacional de autoria do professor Maurício Manfré. O conteúdo contempla as experiências profissionais do autor e de uma vasta bibliografia nacional e estrangeira. Seu conteúdo foi elaborado para atender à necessidade que o profissional do comércio internacional encontra em sua busca diária pelo sucesso de suas atividades.

Nesta aula, iremos demonstrar que a eficácia das exportações é atingida com a gestão sinérgica dos principais elementos inerentes ao processo: estratégia comercial; relações comerciais; contratos internacionais; operações financeiras; operações logísticas; procedimentos aduaneiros; contratação de serviços essenciais; e procedimentos administrativos.

Em resumo, apresentaremos o passo a passo necessário às atividades de exportação, iniciando com a elaboração de estratégia, construção de seus fundamentos e a execução de ações imprescindíveis à eficácia na geração de negócios internacionais, promovendo sua manutenção e progresso contínuo.


Geração de sucesso e valor

para a carreira do profissional

Prof. Maurício Manfré


Iniciou a carreira gerenciando operações de exportação do setor químico; Foi gerente comercial de trading company no Uruguai; Passou à gerência de vendas internacionais do setor têxtil; Atuou na gerência de inteligência comercial, marketing e relações internacionais do setor de equipamentos médico-hospitalares brasileiro; Foi professor universitário de gestão e direito do comércio internacional; Atualmente é gestor técnico de promoção comercial setorial da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos ligada ao Ministério de Relações Exteriores). É bacharel em Direito pela UMC; Especialista em gestão de negócios pelo Mackenzie; e MBA em negócios internacionais pela FGV e Mestrando em Direito e Negócios Internacionais.